terça-feira, março 31, 2009

Life in Technicolor

Quer se goste quer não (eu gosto)... é um dos melhores vídeos que já vi..
Simplesmente genial!

domingo, março 29, 2009

ah catano....

Hoje foi dia de mais um belo passeio pelas terras Alentejanas. Desta vez fomos aos "Caminhos de S. Pedro" em Monte Trigo e posso dizer que foi simplesmente Excelente!

A equipa dos Pedaleiras fez-se compor por 8 elementos. Havia três percursos distintos, 28, 40 e 70km.
Eu "optei" pelos 40 pois jé previa um passeio duro... e irra... de passeio aquilo não teve nada. Foram quase 700m de acumulado. Sei que desci da bicicleta umas quantas vezes porque a serra de Portel não perdoa mesmo. Enfim... eu também não estarei fisicamente no meu melhor... mas isso agora não interessa para nada!!

Foi, sem dúvida, um dos percursos mais bonitos que eu fiz nos últimos tempos ... duro mas realmente lindo! Com grandes subidas, paisagens e descidas vertiginosas... a paragem para abastecimento no cimo do castelo de Portel... mas principalmente singletracks de encher o olho... Quando dei por mim estava a sorrir que nem uma criança de dez anos :-) ... daqueles sorrisos despreocupados e sinceros... só mesmo a bicicleta pode conseguir isso... muito bom!

De resto... tudo o que esta gente já nos habituou... simpatia e uma excelente almoço!! Ao chegar a casa não pude resistir... e tive que dormir uma sestazinha.

Em breve é provável que haja algumas fotos aqui.

remembring...

Faith No More - Epic (1989)

remembering...

Senser - Age of Panic (1994)

quinta-feira, março 26, 2009

922

tá um gajo descansadinho a beber o seu café.. e pimba .. lá vem outra vez a história do pai que deixou a criança de nove meses esquecida no carro...

Cada vez que ouço isto as minhas entranhas contorcem-se até não poderem mais... depois de almoço ainda pior.

uff... bem... vou começar a respirar novamente... até já.

choque de neurónios!!

Pessoalmente, por diversas rzões, os últimos meses não têm sido os melhores, e hoje ... enquanto observava a maravilhosa paisagem do nosso Alentejo num refrescante passeio de bicicleta dei por mim a fazer a pergunta... porquê? ... se voltasse atrás faria alguma diferença? e voltaria atrás?

Porquê ... não sei ... a vida nem sempre corre como nós queremos.
Talvez porque as nossas vidas tenham mesmo que levar um abanão para acordarmos e entender que há mais que "isto".
Ou porque as pessoas mudam... e temos que estar preparados.
E as pessoas (os melhores amigos) morrem.. e temos que aceitar mesmo que nunca estejamos preparados.

Voltava atrás ... claramente não!
A saudade é grande mas nunca justificaria passar pelos mesmos sofrimentos... que não me parece que pudessem ser evitados.

Recordar com saudade... e olhar para o futuro com esperança.
A mudança deve ser encarada como uma oportunidade.

... e quando se tem o amor incondicional de um pequeno de 4 anos .. ajuda...

domingo, março 22, 2009

de volta às lides

Desculpem lá mas não tenho andado com muita vontade para a escrita.
Melhores dias virão..

Se houve coisa que senti falta em Luanda (para além do meu filhote) foi da actividade física ... desporto.

Hoje regressei às lides bt'tistas e já tinha saudades depois de 3 semanas sem nada...
Foi um passeio calmo até Nª Sª de Machede com um dia solarengo qb, que é como se deseja: nem frio nem calor.

Éramos "só" 5 (mas bons!) pois a restante equipa estava no troféu.
Como a prova era em Nª Sª de Machede fomos até lá dar o nosso apoio. Também era para ter participado mas tenho um dedo da mão inchado (fruto de uma das muitas boladas que levei no futebol de sexta-feira passada :-( ) e por isso achei por bem não ir lá, não fosse a coisa dar para o torto.

Ainda bem que não fui... podia não ter dado em nada.. mas mesmo no passeio senti alguma dor principalmente nas descidas onde temos que fazer mais esforço com os braços para controlar a bicicleta.

e pronto... esta semana... férias! A ver se arranjo tempo para melhorar a forma física. No próximo fim-de-semana a prova é em Monte Trigo e conto lá estar.

abraços,

sábado, março 14, 2009

Então e que tal?

O rapaz anda perdido... não diz nada.... que se passa?

Bem... trabalho ... algumas Cucas, é verdade (não o posso desmentir) mas essencialmente trabalho.
E o tempo que vai restando serve para confraternizar com a malta amiga (sim... amiga) que mora por estas bandas.

Isto de ser a 3ª vez que aqui estou já nos faz sentir à vontade...
É um local complicado... não há horários... o dia é passado a trabalhar, mas no fim do dia há uma Cuca, um dedo ou dois de conversa, troca de experiências com malta nova e todos muito diferentes entre si... vale a pena.

Isto para dizer que já tenho a mala feita mas que, se tudo correr bem, não recusarei uma nova vinda a Luanda.

A vida é feita de pequenas coisas... são essas que nos enriquecem. Aqui há muitas pequenas coisas e a vida fervilha com um ritmo avassalador. Querem agarrar o tempo perdido, alcançar a vida dos que se vêm na televisão, perseguir sonhos que sempre estiveram condenados à nascença, não deixar que a porta (agora finalmente aberta) se feche e os condene para uma nova mas já conhecida escuridão.

É uma terra de oportunidades que não é para todos. Há quem se adapte e quem deseje regressar assim que pisa o solo africano.
Eu não tenho raízes em Africa mas isso não me impediu de passar a admirar esta terra, este clima e estas pessoas. Cada vez que cá venho conheço um pouco mais da realidade angolana e penso que está um grande futuro ali à porta. Resta saber se eles conseguem dar o salto decisivo. Esperemos mais uma dezena de anos... afinal este povo já esperou e sofreu tanto tempo... com calma e decisões seguras estou certo que irão lá.

Os agradecimentos aqui ao pessoal, dá-los-ei pessoalmente.

Next stop: Lisboa

quarta-feira, março 11, 2009

ponto de situação

tudo bem por estes lados:

- O trabalho corre como o previsto.
- Continua a haver tempo para algum convívio (cuca light rules!!)
- O ambiente é e está saudável

Como factor "não" só o peque... oops... grande escaldão que apanhei no fim-de-semana.
O sol dos trópicos não perdoa e eu fui altamente negligente. Espero recuperar nos próximos dias.

E pronto... hoje não estou para muitas conversas... lamento.. mas não estou.

abraços,

sábado, março 07, 2009

normalidades

Ontem fomos jantar fora, 50€/pessoa depois de 3h à espera. Tudo "absurdamente" normal.

Aqui, como talvez em poucos outros sítios neste planeta, a normalidade é um conceito que se transforma de dia para dia. Mesmo aqueles que aqui estão à mais tempo, todos os dias vêm o seu conceito de normalidade ser alargado, esticado até um ponto que se julga ser o limite... e no dia seguinte comprovam que estavam errados. Afinal a "normalidade" ainda tem muito que esticar.

Quem visita um país como Angola que, já o disse várias vezes e volto a dizer, aconselho vivamente, deverá logo à partida tentar alargar o seu conceito de normalidade. E tudo começa na chegada ao aeroporto: a primeira barreira para o inocente first-time traveller.

Ou se adora, ou se odeia..
Ou se pensa logo quando é que iremos voltar, ou desejamos que tal nunca mais aconteça.

É a 3ª vez que cá estou e posso dizer que, naquilo que me tem sido possível (assim o trabalho deixe), tenho a sensação de pela primeira vez olhar para Luanda/Angola com olhos de ver. Não me sinto em casa... mas já me sinto à vontade. É certo que as coisas mudaram um pouco desde 2007, altura da minha primeira visita, mas a principal mudança está em mim.

Consegui esticar a "normalidade" para um limite que me dá folga suficiente para poder disfrutar sem estranhar. Naturalmente há coisas que não perdoam mas (infelizmente) é tudo uma questão de esticar o nosso limite.

Se entretanto a corda partir, chegaste a um limite que não consegues ultrapassar... e então é altura de voltar para casa.
A muita gente isso acontece logo ao primeiro impacto.

BTW estarei fora no resto do fim-de-semana.
Se tudo correr bem cá estarei na segunda-feira para contar novidades e com fotos (se possível).

abraços,

quarta-feira, março 04, 2009

(...)

Ontem estava a trabalhar, com os seus 30 e poucos graus lá fora, quando caiu, durante cerca de 30 minutos, uma chuvada brutal.

"Epá Olivier... grande chuvada!!"

e lá voltámos ao trabalho.

...

Hoje nas notícias multiplicam-se os desalojados em Luanda e províncias em redor... Choram a perda das suas casas, das estradas que os levam todos os dias ao trabalho e sem as quais a sua já miserável vida poderá ainda ficar pior (?!) ... choram por 30 minutos de chuva.

Murro no estômago! ... mais um... e este foi dos grandes!

E aí, está a chover?

Palanca Negra 2008.0

Se bem se lembram (ou talvez não) já tinha colocado aqui a versão inicial do Angolinux..

Ora aqui está o update!

terça-feira, março 03, 2009

cantinho da Domingas

Hoje estive num ... sítio... onde estive a beber umas cervejas com malta amiga.

Nesta 3ª estadia em Luanda, foi a primeira vez que fiquei impressionado... ou melhor... algo surpreso, porque impressionado é coisa que só acontece da primeira vez (depois tudo é natural).

Chamo-lhe "sítio" sem qualquer 2º sentido... não era mais que um sítio. Um apartamento (mesmo na rua ao lado) aproveitado por uma srª Domingas (que espalha simpatia a todos quanto ali chegam) para vender umas cervejas e umas refeições aos que se dignem a aparecer e disfrutar.

Será relevante dizer que não havia casa de banho? ou que mal se conseguia ouvir o pessoal a falar por causa dos 2 geradores que alimentavam as arcas frigoríficas e a iluminação? ... ou que a casa estava semi-construída (ou será destruída)? ... ou que para chegar lá tínhamos que palmilhar umas escadas a tacto ou com a ajuda da luz do telemóvel?

.. nada disso... divertimo-nos ali como em qualquer bar da nossa velha Europa... malta amiga a partilhar experiências... e sempre com o sorriso angolano da nossa anfitriã para aquecer o ambiente.

segunda-feira, março 02, 2009

Luanda #2



Já no quarto, é praticamente meia-noite e o sr.Accuweather diz que estão 29º em Luanda. Só posso dizer que se não for isso... será muito perto. É certo que estamos sempre a trabalhar numa salita de ar condicionado sempre em riste... não se sofre nada. Mas assim que se abre a porta, o calor e humidade (principalmente esta última doida) invade-nos tal qual um vírus a entrar numa máquina sem firewall (bonito!).

É o suor a sair por todos os poros que existem (e outros tantos que se for preciso são criados na altura)...

Em resumo... está abafadinho por aqui..

De resto... a recepção esperada, a simpatia de sempre, boas instalações e trabalho... muito trabalho ... afinal é para isso que cá estamos!

abraços,

domingo, março 01, 2009

Luanda: o regresso

Pois já cá estou novamente.

A viagem correu muito bem. Dormi cerca de 4 horas para grande inveja dos meus companheiros.

Assim que saí do avião senti logo aquele cheiro característico da terra vermelha ... afinal já é a 3ª vez que cá venho... estou a ficar um "habitué"... e é um cheiro que não se esquece.

Demorados quase 3h!!! para que nos sejam entregues todos os passaportes com os vistos, lá viémos para a Universidade.

O banhinho já está e agora descansar um pouco... o almoço está marcado para as 12.30.

até logo.