domingo, janeiro 30, 2011

Garmin Edge 705

Numa semana convenci-me, encomendei e recebi o meu novo Edge 705. Há alturas em que uns mimos destes fazem muito bem.. :) Enfim.. desde à algum tempo que pensava em comprar um GPS para as minhas voltas e finalmente aí está ele.

Bonito, levezinho mas mais que tudo, muito funcional. Estreei-o hoje com 68km de alguma lama e ribeiros (de água fria!) numa manhã linda para passear no campo. Portou-se a 100% e eu espero aos poucos conseguir tirar todo o potencial que ele tem.

Se tudo correr bem será o meu companheiro de muitas aventuras num ano de 2011 que espero que seja de muitos trilhos e km's nas pernas.

Internet para todos

Esta semana tive o privilégio de ir a uma escola do ensino básico de Évora fazer uma pequena apresentação sobre "Segurança na Internet" para crianças entre 8 e 10 anos. Algo de inesperado, mas uma boa ideia levou a que lá fosse com o meu colega e amigo Gonçalo Espadeiro.

Uma conversa com cerca de 40 crianças muito atentas, porque afinal interessava-lhes aquilo de que estávamos a falar. A grande maioria já tem conta no facebook, usa o email frequentemente, faz pesquisas na internet sobre temas que lhe são sugeridos, usa o MSN,.. enfim.. é um mundo novo e não haja dúvida que estas crianças não deixam escapar nada.

Impressionante.. a fluidez com que todos falam destes conceitos.. e a quantidade de perguntas com que fomos "bombardeados".. eu com 8 anos jogava ao pião e ao prego.. mãezinha...

Uma conversa extremamente enriquecedora e é sempre reconfortante saber que as crianças gostaram.. "obrigado. podem voltar qualquer dia?" .. claro.. claro que sim! Eu é que agradeço.

domingo, janeiro 23, 2011

Barcelona (2)

Mas Barcelona foi muito mais.. aliás o que trago de Barcelona não são obras, monumentos, ruas ou museus.. trago de Barcelona 5 dias passados com grandes amigos e que tornaram esta passagem de ano uma das melhores que já tive.

De 4 viajantes passámos inesperadamente para 6 num autêntico golpe de teatro que poderia ter sido patrocinado por um David Lynch.. ou um Luís Sepúlveda ;) Mas não.. foi patrocinado pela Flor e foi uma surpresa e tanto. Posso dizer sem demérito para os restantes (onde me incluo) que houve Barcelona antes e Barcelona depois da chegada da Bita e do Tó Manel. Ficámos radiantes de felicidade. Foi uma surpresa daquelas que ficam e um dos momentos de que nunca nos iremos esquecer.

O último dia do ano foi, senão o melhor, um dos melhores dias do meu ano de 2010. Começando pelo almoço na "La Boqueria" que foi deslumbrante. Sentimo-nos em casa.. na nossa casa e mais não podíamos pedir do que terminar o ano com este almoço extraordinário rodeados do ambiente único deste mercado excepcional.

Depois um passeio pelo Bairro Gótico sem pressa, apreciando o ambiente e bebendo umas canhas num acolhedor café onde por momentos (algumas horas..) foram partilhados sentimentos, ideias, recordações e preocupações.

Um jantar de tapas e cerveja num bar basco do qual passámos a ser fãs incondicionais e clientes assíduos (pelo menos durante 5 dias!). 

E uma noite de passagem de ano inesperada na Taverna de Barcelona. Inesquecível a noite, a festa, a dança, as amizades feitas, a simpatia de todos.. com um salto à praça da Catalunha para dar as boas vindas ao novo ano.

Por tudo isto (e mais que não cabe aqui em palavras) mais que tudo, estes cinco dias em Barcelona deram-me recordações que nunca mais irei esquecer... e por isso ficar-lhe-ei sempre grato.

Barcelona (1)

É enrolado na minha manta que recordo já com saudade os 5 dias que estive em Barcelona na passagem de ano. Flor, João, Vanda e (inesperadamente) Bita e TóManel.. melhor companhia seria difícil.

Ia com alguma expectativa para a cidade de Gaudi mas esta deu-me mais do que eu estava à espera. Uma cidade rica em tudo, dinheiro (vê-se que o há e muito), pessoas, cultura, espaços, simpatia.

Não era este o registo que eu queria mas infelizmente uns ranhosos deitaram mão ao bloco de notas onde estava a registar todos os nossos passos.. e há coisas que não dá para descrever novamente.. só lá no momento.. e o meu bloco tinha tudo isso. Mas foi-se, juntamente com a máquina fotográfica e o telemóvel. Mas as recordações ninguém mas tira.

Queria-vos falar de duas coisas que aconselho vivamente a quem visitar a cidade.. ou, como já disse a algumas pessoas, se lá estiverem só um dia, não percam de forma alguma:

A Sagrada Família. Algo que de tão majestoso e grandioso é quase indiscritível. Se por fora é impressionante, depois de entrar ficamos sem ar. É uma obra única e quando digo única é porque não há nada que se pareça, nem irá haver. É um dos expoentes máximos de Barcelona e para o qual eu não estava preparado. Fiquei extasiado pela complexidade visual e beleza exterior mas ao entrar fui arrebatado por um turbilhão de sentimentos e o coração disparou. Fiquei sem saber se havia de gritar, rir ou chorar. Calei-me e dei espaço ao meu deslumbramento total por uma obra que não deixa ninguém indiferente. Vi pessoas a chorar.. aos pulos.. a rir de espanto e acreditem, não é para menos.

La Boqueria. ou.. o mercado das Ramblas. Adoro pessoas, cheiros, cores, vida.. adorei o mercado. É impossível não gostar. A qualidade, a frescura, as pessoas, as tasquinhas (onde não resistimos a almoçar no último dia do ano), o calor das pessoas, o ambiente que nos diz "sejam bem vindos.. estejam como em vossa casa", as cores que arrastam os nossos olhos de uma ponta a outra do mercado com medo de perder o mais pequeno pormenor. Imperdível.. bem ali no meio da grande avenida das Ramblas.

São estes os meus destaques de uma cidade fantástica onde 5 dias deu para ver muito. Mais haveria para ver.. mas optámos por ver menos.. mas melhor.

abraços.

Feliz 2011.. (sem perder a esperança!)

Veio com 23 dias de atraso mas cá está.. é o meu desejo para todos os que visitam este cantinho: um Grande 2011 para todos vós!

O início de ano não tem sido fácil, nem era esperado que fosse.. mas c'um catano! O único aspecto positivo é um sentimento de maior "calo" e confiança, porque tenho a certeza que estas primeiras três semanas prepararam-me melhor para o resto do ano.. mas vamos ver o que aí vem..

O trabalho.. muito. Não me queixo, gosto do que faço.. (já o disse noutras alturas) mas por vezes parece faltar o ar, o espaço para outras coisas. E como me tem faltado o ar nestes últimos dias! Foram três semanas do mais difícil que já tive profissionalmente e que, tenho a certeza, me irão perseguir nos próximos tempos. Pesos que se compram (ou que nos impingem).. mas sem arrependimento.

E por cima disto tudo, eu.. vou concluindo com o passar do tempo que a minha pessoa não é fácil.. nada fácil. Sou uma pessoa diferente do que era à um ano, à dois anos atrás.. tenho mudado, não sei se para melhor.. mas a vida é isto, ensina e molda-nos aos poucos, por vezes sem esperarmos e sem sabermos muito bem como nem porquê. Os caminhos vão surgindo de forma inesperada e nós caminhamos porque é assim que tem que ser...

Não sei se o futuro foge à minha frente ou sou eu que não o quero agarrar.. sei que ainda não é a altura e por isso continuarei atento a aguardar.

É este o prólogo deste ano que agora começou.
O resto da história só o saberei depois de por lá passar.

Beijos .. e um ou outro abraço!