domingo, janeiro 26, 2014

haja nevoeiro!

Hoje foi a dois.. por a conversa em dia com o Rocha enquanto tentávamos ver o caminho por entre o nevoeiro cerrado que só deu descanso já depois das 12h.


No início da as pernas não queriam nada connosco, Talvez a falta de descanso.. não sei.. depois veio o nevoeiro e o frio, como se vê pelo traje à taliban do Rocha. Mas isso não nos impediu de ir a Montemor e regressar com passagem pelo Louredo.


Deixei o Rocha em casa (já vem sendo hábito) e fui até Évora. A tocar os 70km decidi continuar a pedalar.. e assim continuei em direcção a Arraiolos. No regresso, um furo no pneu da frente (tenho que trocar este pneu!) já na Graça e depois um regresso a aproveitar o vento de feição até casa..

E hoje.. foi isto!.. o dia de amanhã.. quem sabe.

distância: 114.16km
tempo: 4h43m
média: 24.1km/h

domingo, janeiro 19, 2014

Eu e o Vento

Depois de 120km no dia anterior, ainda assim pensei que poderia dar uma voltinha "light" com os meus colegas de pedaladas para um pouco de recuperação activa (não "repouso".. como o outro!). O tempo continua solarengo, com muito frio é certo, e também com muito vento. E desta vez foi esse mesmo, o vento, que fez com que eu voltasse a dar a voltinha de domingo sozinho.. pois a rapaziada diz que com vento não é bem..

Hora marcada, as "tardias" 9h30.. e lá vou eu (a solo) com as minhas pernas ainda a estrebuchar do dia anterior, para uma voltinha calma até à do Mendes para beber um café. Como comprova a foto.. estive lá!.. mas custou a chegar. As pernas sentiram-se do esforço de sábado mas o vento.. esse.. filho da...

Acho, (tenho a certeza!), que nunca demorei tanto tempo de Évora a Arraiolos, e com tanto esforço! Com o vento contra, a minha maior motivação era saber que depois faria todo o caminho de regresso com ele de costas.. era esse o pensamento que me mantinha o sorriso! Cheguei à do Mendes com média de 20km/h.. e um belo empeno.. para volta "light" de recuperação, isto não estava a correr bem como planeado..


Valeu o retemperador café e não resisti ao pastel de nata. E o regresso.. foi um tiro! ainda assim, sempre sem esticar muito, vim nas calmas a aproveitar a bela manhã.. ah.. como é bom ter o vento a ajudar de vez em quando..

Chegado a Évora ainda passei por casa do Ramos e o parei de contar os kms.. no regresso a casa esqueci-me de o voltar a ligar.. :) menus 5 kms no "marcador oficial"..

Em suma, 2ª volta a solo do fim-de-semana, 50 km que não foram bem de recuperação como planeado mas provaram que quando se gosta, nada nos faz ficar em casa! Pode custar de início.. mas depois das primeiras pedaladas.. aparece o sorriso e já nada nos pára! nem o vento..

distância: 46.93km
tempo: 2h02m
média: 23.1km/h

O meu atleta!

Quando soube que a prova do Miguel estava marcada para sábado em Pavia, pensei logo que poderia ir vê-lo.. de bicicleta.. Seriam 80km para ir e vir, e ver a prova do meu filhote, agora um triatleta do GD St. António.. ainda que na realidade o que ele gosta mesmo é de atletismo! :) mas pronto.. vamos ver o que o futuro dirá.

Enfim.. assim foi.. o tempo parecia estável.. alguma chuva mas só para a noite mas.. bem.. já lá iremos..

Ora.. tendo tempo, pensei então em sair mais cedo e fazer mais uns kms. Realmente fiz (fui até Estremoz e depois com regresso pelo Vimieiro) e correu tudo bem.. mas a estafa foi grande porque, parvo!, realmente não contei com o belo do ventinho.. e na chegada a Pavia "ele" estava mesmoooo de frente! Lá cheguei, com 76km nas pernas, algum frio e já bem cansado.

Ora.. o importante: O rapaz no seu estilo, "deixem-me correr e logo se vê" lá fez a prova! 1km bem enlameado com o piso difícil e.. um 5º lugar no seu escalão. Já vai com 3 provas, 3 medalhas (5º, 4º e 5º).. e, parecendo que não, isso entusiasma.. e ele tem andando entusiasmado.. e enquanto assim for e se divertir.. que continue!


Dei os parabéns ao filhote (que se portou muito bem!) e lá fui, pronto para apanhar mais frio e alguma chuva.. chuva pouca.. mas o frio, esse incomodou mesmo. Custou a subir até Arraiolos (tive mesmo direito a uma pequena cãibra).

Foi a minha primeira volta centenária do ano e sozinho. Correu tudo bem! A vontade está lá mas a forma ainda não.. foi durito.. e muito bom!!

Parabéns ao meu campeão Miguel!

distância: 120.86km
tempo: 4h46m
média: 25.3km/h

domingo, janeiro 12, 2014

desta vez já com companhia!

E.. de volta para a 2ª voltinha de 2014. Desta vez já acompanhado (PSérgio, Ramos, "Costa" e Batalha) e por estrada. Saída marcada para as 9.30 mas como saí mais cedo de casa, já lá cheguei com 14km de aquecimento. Depois disso.. e de muitos SMS's a convencer o PSérgio a tirar o cú da cama, lá arrancamos em direcção a Arraiolos.. com o PSérgio ainda a limpar a cara..

Não sei porquê as voltas têm sido sempre para aquele lado.. não há grande explicação.. talvez pelo ponto de encontro ser para aquelas bandas, ninguém anda a fazer promessa nenhuma.. não sei.. é só porque que sim e porque gostamos de ir à do Mendes beber um café. Lá virá o dia em que nos fartamos e variamos!

Mas.. porque não há regra sem excepção, desta vez o café não foi em Arraiolos mas sim na Igrejinha! Lembrem-me de que aquela estrada é má!! .. o PSérgio desta vez NÃO disfrutou do conforto..

Voltinha de regresso a Évora com entrega em mão do "Costa" na sua casita (está-se a tornar um hábito.. acho que ele está a começar a gostar!), volta para trás em direcção aos Canaviais.. e finalmente de regresso à nossa cidade.. Na chegada ... tivemos a companhia (no seu veículo motorizado) do Campeão!.. long time no see! Metemos a conversa em dia (enquanto interrompíamos a circulação na estrada!).. e depois lá fomos.. cada um para seu lado.

PSérgio pela ecopista e eu acompanhei o Ramos até casa (hoje andei feito carteiro a entregar encomendas..), volta à cidade e de regresso a casita. Sem chuva.. com algum vento mas sem dúvida uma bela manhã para andar de bicicleta no nosso Alentejo.

distância: 83.66km
tempo: 3h53m
média: 23.3km/h

Ora.. como hoje me esqueci de tirar uma foto de recordação (tenho que ver se me começo a lembrar disso!), aqui estão duas do último Tróia-Sagres, cortesia BTT-TV. Falta o Batalha!.. talvez para o ano! ;)




domingo, janeiro 05, 2014

a primeira do ano.. quem diria?

Quem diria que a primeira tirada do ano fosse em btt?.. enfim.. mas  a história começa ontem.. quando o Paulo Sérgio telefona e .. "olha.. amanhã vamos de bicicleta de btt para a estrada" quê?.. tão? "ah.. porque as estradas estão sujas e assim temos menos probabilidade de furar.."...

... bem.. fui na conversa e hoje lá fui.. saída às 8.45. Para fazer tempo até às 9.30 (hora combinada) fui dar uma volta pela cidade.. bonita.. em silêncio, debaixo de um forte manto de nevoeiro.

Chegado ao local combinado encontrei o Prates e no meio da conversa.. passou o tempo e lembrei-me de ver as mensagens.. duas..
.. Paulo Sérgio.. "muito nevoeiro.. não vou!"
.. Paulo Ramos.. ".. não vou.. fico em casa!"

Bem.. porreiro.. esta malta lembra-se de fazer uma volta de btt pela estrada e depois não aparece.. pensei duas vezes e resolvi manter a Spark e ir em direcção à Ecopista.. e lá fui decidido a ver como estava o terreno e ver se ainda me lembrava do que é andar de bicicleta no campo.

E foi.. espectacular!!
Gostei tanto da ida.. que fui até ao fim da linha e Vale de Paio..
A Ecopista está, surpreendentemente, num bom estado, ainda que o terreno esteja demasiado mole devido às chuvas. Há dois locais "menos bons".. um com demasiada pedra.. e um outro que me apanhou de surpresa e me obrigou a desmontar pois um dos pneus afundou .. aquilo parecia areias movediças! :)


Já a volta.. com vento de frente.. foi pior e veio ao de cima a falta de pernas que tenho para andar em terreno mole.. muito mole, com as chuvadas dos últimos dias. Tive mesmo que desviar um pouco a rota para ir até à do Bezica beber um café e comer uma queijada. E.. olha.. voltei a encontrar o Prates que, por sinal, acabou também por ir sozinho..

Regresso em esforço para manter a média acima dos 20km/h (há sempre que ir definido objectivos à medida que avançamos.. :) ) e perto das 13h lá cheguei a casa.

Adorei regressar ao campo.. saudades!! muitas saudades! Soube-me muito bem..
E ao 5º dia do ano tenho quase tantos kms em btt que no ano anterior completo! ;)

distância: 77.5km
tempo: 3h46m
média: 20.6km/h