quarta-feira, junho 27, 2007

Luanda #2

Talvez por saber que terei uma estadia curta (e não tenho que me preocupar com: "como é que vou aguentar isto tanto tempo?!") começo a entender o porquê do amor que tanta gente tem a esta terra.

Digo isto sem qualquer desprezo... a terra tem encantos, sim senhor! E afirmo-o conhecendo pouco mais que o caminho de casa para o local de trabalho.

É pobre (muito), cheira a violência (também) e perigo (ainda que não o tenha visto até agora... felizmente) mas também cheira a outras coisas... e a maior delas é (por estranho que pareça numa terra em que precisamos de seguranças para guardar a casa à noite) Liberdade! Há muito poucas regras e as que há estão cá para serem pisadas.

Depois há o factor "estatuto". Os brancos aqui são "ricos". E é tão bom ser rico... e tão frustrante sair daqui para ser "pobre" ou "mediano" na nosso pais...

Por fim há outras questões... como ser culturalmente correcto ter mais que uma mulher ... mas essa fica para outro dia...

abraços

segunda-feira, junho 25, 2007

... e depois... Luanda

Foi chegar... arrumar as malas ... e partir!

Destino: Luanda
Propósito: em serviço

2 curtas horas a dormir na viagem e cá estou na terra dos palancas negras.

A primeira impressão de Luanda: do céu... a imensidão da cidade e de barracas ... mais barracas! Impressionante! Uma vastidão de telhados de zinco e casas degradadas sem janelas... sem portas.

A aterragem e o ar húmido, não demasiado sufocante felizmente, mas diferente... muito diferente!

Uma cidade que dá ares de uma Lisboa dos anos 60, completamente devastada, um caos (des-)organizado e pessoas... muitas pessoas. Surgem de todos os lados. São quase 5 milhões!! 10 vezes mais que a cidade de Lisboa.

É uma cidade sobrelotada. O porto de abrigo de uma guerra que devastou o país.

Outro país, outro continente... outro mundo!

sábado, junho 09, 2007

Férias!

e merecidas (digo eu!)

A altura não é muito boa (dizem), mas a verdade é que nunca é... o trabalho aperta mais que nunca e aparece de todo o lado ... irra.

O meu "pinguim" resolveu arrancar uma gastroentrite de última hora... depois da varicela e do pulso partido... este rapaz tb não pára!

Mas férias são férias e espero descansar para voltar em forma e preparado para um final de ano bem complicado... pelo menos é o que estou a prever neste momento ao olhar aqui para a minha secretária... mas isso agora não interessa nada.

Venham as férias! e já agora o bom tempo também era bom... ajudava... que isto de ir para a praia à chuva não está com nada!