domingo, fevereiro 03, 2013

orgulhosos tubarões azuis

local: aeroporto de Praia, Cabo Verde

a aguardar o embarque para o regresso a casa, à minha mulher, à minha familia.

dá-se hoje por terminada uma semana de trabalho em Cabo Verde onde tive o primeiro contacto com a realidade universitária local e fiquei agradavelmente surpreendido. Há muito por fazer pois claro, mas a situação actual não é nada má.. nada que um sistema de informação e gestão académica integrado não resolva! :) ... mas não vai ser fácil.. (mas também se fosse.. qual seria a piada!)

Cabo-verde aos olhos de alguém que passou aqui uma semana concentrado no trabalho e que não teve muito tempo para outras explorações.. parece ser um país minimamente organizado, pobre sim.. mas com uma camada social média-alta bem representativa e que confere, pelo menos à cidade da Praia, um ambiente quase cosmopolita. Fora da cidade já é bem diferente.. e identificamos a África mais pobre, com menos recursos e com elevadas necessidades.

os cabo-verdianos que conheci e do que vi, são extremamente simpáticos e prestáveis. Têm noção clara das limitações deles e não recusam a ajuda que possa vir do exterior. Os recursos do país são limitados mas vê-se algum investimento na educação, organização e estruturação do país, e há uma clara noção da importância da aposta no futuro.

e a verdade.. é que a nossa presença aqui pode de certa forma fazer a diferença, no contexto da universidade de cabo verde e na qualidade do ensino por eles prestado. e isso faz-me pensar que é para isso que cá estamos.. para ajudar quem precisa com a experiência que já possuímos de alguns anos de trabalho. e isso motiva!.. e como é preciso alguma motivação nos tempos que correm..

durante uma semana não ouvi falar de crise, cortes de salários, duodécimos, etc... ainda que de vez em quando desse uma olhadela na tv.. onde constavam alguns canais portugueses. Durante uma semana não tive o peso da rotina habitual, dos noticiários negativistas e pregadores da desgraça.. mas nada disso diminui a saudade e vontade de voltar "à terra" e à família.

beijos, abraços!
até já!

P.S. pena que os "tubarões azuis" não tenham passado às meias-finais! :) .. mas isso não diminuiu o nível festivo dos orgulhosos cabo-verdianos!

Sem comentários: