domingo, dezembro 26, 2010

o meu Natal

O Natal lá passou.. é tempo de alegrias e tristezas porque a vida é isso mesmo.. bons e maus momentos.. (menos bons)..

Uma bela noite na companhia do meu filho e do meu sobrinho e um dia de Natal em Borba onde passeei numa tarde gelada pelas suas ruas e travessas a recordar os bons velhos tempos.. provavelmente os mais felizes da minha vida de rapaz.

Hoje.. e porque a vida é mesmo isto.. fui a um funeral da mãe de uma amiga. Alegrias e tristezas à distância de um dia, de um momento, de um gesto. Como muito bem disse o padre na cerimónia funebre (e reconheço que eu muito poucas vezes me dedico a ouvi-los).. "a vida é efémera, passa num instante. Hoje jovens e cheios de vigor e depois num instante avós, com netos e quando olhamos bem à volta vimos que tudo passou tão depressa". É mesmo isso.. a vida passa num instante.. não há como dar a volta.. só há que aproveitar na medida do possível.

Se temos vida para além do nosso último suspiro? não sei.. o que sei é o que vejo, o que sinto, o que cheiro.. esta realidade, que está cá para que aproveitemos. Não há espaço nem tempo para mesquinhices. A vida é curta.. não a desperdicemos.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

E música?

.. Só para vos dizer que dia 16/Dez passei pelo Pav. Atlântico para ver os 30 seconds to mars. Há algum tempo que não ia a um concerto, surgiu a oportunidade e lá fomos. Mesmo não sendo um fã por aí além estava curioso em ver como é que eles passariam a energia da sua música para um concerto ao vivo e julgava eu que se o fizessem seria um sucesso garantido.

.. pois enganei-me.. a energia chegou realmente ao público mas nas alturas em que deveriam ter dado mais aquele bocadinho para fazer a diferença.. cortavam a corrente e eu ficava sempre com a sensação de que não tinham dado tudo. Não sei se isto é um reflexo natural de alguma limitação da banda ao nível musical.. Pessoalmente não os acho musicalmente muito dotados.. acho sim que são bons compositores e têm musicas muito bem escritas e robustas. Mas naquela noite só isso não chegou.

Momentos da noite: Beautiful Lie (ainda que o Jared Leto pouco ou nada cantou.. ficando isso a cargo do público .. em demasia digo eu), Bad Romance .. sim.. esse da Lady Gaga (muito bom!) e o Kings and Queens cantado com umas largas dezenas de pessoas do público em cima do palco.

Para além disso.. foi engraçado vê-lo a twittar em directo do palco e a gravar um vídeo que estará (se não está já) no facebook e onde todos participámos. Ele é, mais que tudo, um bom artista e entertainer.

Muita energia mas alguma falta de musicalidade fizeram com que eu não desse por mal empregue o meu tempo e dinheiro mas estava à espera de um pouco mais... batam-me fãs histéricas!! :)

Mais BTT e não só...

Dia 12/Dez foi o passeio Solidário organizado pela nossa associação e pela BikeLab com o apoio do Convento do Espinheiro. Este ano conseguimos contribuir com cerca de 700€ (se a memória não me atraiçoa) para a Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de Évora. Nada mau!

Depois de 190km no dia anterior ainda fui dar uma perninha no domingo para mais 40km de BTT. Provámos mais uma vez que somos uma associação que está para ficar e que ainda tem muito para dar ao BTT e ao ciclismo em geral na nossa cidade (e Alentejo).

Dia 19/Dez tivemos o "nosso" passeio de Natal.. dos Pedaleiras! .. 20km que nunca mais acabavam até à Azaruja (na realidade foram 40..) numa magnifica manhã de sol. Chegados à Azaruja.. bem.. aí começou a verdadeira maratona, sentados à mesa do meio-dia até às 19h..

..e parece que este ano houve um camisola amarela destacado.. eu.. pois é.. quem não vai aos treinos não aguenta a "pedalada" e posso-vos dizer que a minha segunda-feira de trabalho foi.. vá.. durinha! :S

Uma tarde para recordar (mas não muito..) ao contrário deste GRANDE grupo de amigos que já está aqui no coração e para ficar por muito tempo!

Um grande.. grande abraço ao meu motorista de ocasião e membro quase-honorário dos Pedaleiras. Becas.. sem ti não sei como carga de água chegaria alguma vez a casa depois deste longooo dia. obrigado!

Évora - Sagres

Aproveito esta véspera de Natal para por em dia o meu estaminé..

Tanto falámos que este ano tudo se concretizou. Foi dia 11/Dez.. e eu agora vejo-o como sendo o ponto alto da comemoração do meu aniversário.

O desafio: de Évora a Sagres de bicicleta apanhando algures em Odeceixe o já mítico Tróia-Sagres. 238km de estrada dos quais eu pensava fazer uns 150 uma vez que ia em rotação com mais 4 companheiros na condução de dois carros.. necessários para o regresso. :)

Ao todo éramos 13 e a aventura resultou (para mim) em 7h 50m em cima da bicicleta num total de 190km. Mais do que o previsto pois os meus colegas ressentiram-se do esforço e eu tive a possibilidade de fazer uns km's extra. Mas todo o esforço foi recompensado.. quando, já de noite, virei em Vila do Bispo para Sagres e vi a placa de 8km.. caraças.. não me consegui conter e levantei o braço com o punho serrado para o Paulo que conduzia o carro atrás de mim.. e sem o qual nunca lá teria chegado. Obrigado primo!

Há dias que ficam para sempre.


quinta-feira, dezembro 23, 2010

Feliz Natal

Mesmo que o espírito não nos preencha por completo.. mesmo que os dias não sejam os melhores.. mesmo que a música já não toque com a mesma alegria.. mesmo que o sol não nos aqueça da mesma forma.. mesmo que o sorriso já não saia com tanta facilidade.

Feliz Natal para todos!

sábado, dezembro 18, 2010

e vão 35

A vontade de agarrar no computador depois de longos dias de trabalho tem sido pouca e isso justifica de alguma forma os períodos de seca aqui no estaminé .. mas cá estou e acabado de fazer mais um anito.

O meu 35º ano de vida primou pela sua/minha instabilidade. Foi um ano complicado onde muito facilmente (e não poucas vezes) me perdi em nevoeiros de incerteza, estradas sem fim e alguns becos sem saída. Foi difícil achar um fio condutor que faça juntar as peças de um puzzle que insistentemente se mantém incompleto.

Mas.. fui percebendo ao longo deste ano que realmente o caminho faz-se caminhando e por isso deixei de querer obsessivamente juntar as peças (sei que mais cedo ou mais tarde isso irá acontecer) e passei a aproveitar o melhor possível o caminho que está à minha frente. A minha felicidade não está no destino da viagem mas sim na viagem em si, dia a dia, momento a momento.

O ano de 2010 foi por isso um ano de aprendizagem pessoal, interior. Tornou-se mais claro para mim o que quero e como quero e tudo passa por diariamente me deitar de consciência tranquila e sabendo que não desperdicei as oportunidades que me foram dadas.

É um privilégio estar vivo, ter um filho lindo, uma família que me acompanha e um grupo de amigos que não desistem de mim. Quanto mais não seja por tudo isto.. (mas também por mim) todos os dias são para ser olhados como um desafio, sem medos.. pois vale sempre a pena!

E assim passou mais um 10 de Dezembro.. que comecei a festejar uns dias antes, partilhando a mesa, as conversas e a estrada com alguns dos meus melhores amigos, passando o dia a trabalhar com o melhor grupo de colegas que existe no mundo e almoçando e jantando com a minha família.

Nunca gostei muito do dia de aniversário (e não é por ficar mais velho..)  mas este ano tudo passou suavemente, como tinha que passar, e como eu gostava que tivesse passado. Foi bom..