domingo, janeiro 23, 2011

Barcelona (1)

É enrolado na minha manta que recordo já com saudade os 5 dias que estive em Barcelona na passagem de ano. Flor, João, Vanda e (inesperadamente) Bita e TóManel.. melhor companhia seria difícil.

Ia com alguma expectativa para a cidade de Gaudi mas esta deu-me mais do que eu estava à espera. Uma cidade rica em tudo, dinheiro (vê-se que o há e muito), pessoas, cultura, espaços, simpatia.

Não era este o registo que eu queria mas infelizmente uns ranhosos deitaram mão ao bloco de notas onde estava a registar todos os nossos passos.. e há coisas que não dá para descrever novamente.. só lá no momento.. e o meu bloco tinha tudo isso. Mas foi-se, juntamente com a máquina fotográfica e o telemóvel. Mas as recordações ninguém mas tira.

Queria-vos falar de duas coisas que aconselho vivamente a quem visitar a cidade.. ou, como já disse a algumas pessoas, se lá estiverem só um dia, não percam de forma alguma:

A Sagrada Família. Algo que de tão majestoso e grandioso é quase indiscritível. Se por fora é impressionante, depois de entrar ficamos sem ar. É uma obra única e quando digo única é porque não há nada que se pareça, nem irá haver. É um dos expoentes máximos de Barcelona e para o qual eu não estava preparado. Fiquei extasiado pela complexidade visual e beleza exterior mas ao entrar fui arrebatado por um turbilhão de sentimentos e o coração disparou. Fiquei sem saber se havia de gritar, rir ou chorar. Calei-me e dei espaço ao meu deslumbramento total por uma obra que não deixa ninguém indiferente. Vi pessoas a chorar.. aos pulos.. a rir de espanto e acreditem, não é para menos.

La Boqueria. ou.. o mercado das Ramblas. Adoro pessoas, cheiros, cores, vida.. adorei o mercado. É impossível não gostar. A qualidade, a frescura, as pessoas, as tasquinhas (onde não resistimos a almoçar no último dia do ano), o calor das pessoas, o ambiente que nos diz "sejam bem vindos.. estejam como em vossa casa", as cores que arrastam os nossos olhos de uma ponta a outra do mercado com medo de perder o mais pequeno pormenor. Imperdível.. bem ali no meio da grande avenida das Ramblas.

São estes os meus destaques de uma cidade fantástica onde 5 dias deu para ver muito. Mais haveria para ver.. mas optámos por ver menos.. mas melhor.

abraços.

Sem comentários: