sábado, março 07, 2009

normalidades

Ontem fomos jantar fora, 50€/pessoa depois de 3h à espera. Tudo "absurdamente" normal.

Aqui, como talvez em poucos outros sítios neste planeta, a normalidade é um conceito que se transforma de dia para dia. Mesmo aqueles que aqui estão à mais tempo, todos os dias vêm o seu conceito de normalidade ser alargado, esticado até um ponto que se julga ser o limite... e no dia seguinte comprovam que estavam errados. Afinal a "normalidade" ainda tem muito que esticar.

Quem visita um país como Angola que, já o disse várias vezes e volto a dizer, aconselho vivamente, deverá logo à partida tentar alargar o seu conceito de normalidade. E tudo começa na chegada ao aeroporto: a primeira barreira para o inocente first-time traveller.

Ou se adora, ou se odeia..
Ou se pensa logo quando é que iremos voltar, ou desejamos que tal nunca mais aconteça.

É a 3ª vez que cá estou e posso dizer que, naquilo que me tem sido possível (assim o trabalho deixe), tenho a sensação de pela primeira vez olhar para Luanda/Angola com olhos de ver. Não me sinto em casa... mas já me sinto à vontade. É certo que as coisas mudaram um pouco desde 2007, altura da minha primeira visita, mas a principal mudança está em mim.

Consegui esticar a "normalidade" para um limite que me dá folga suficiente para poder disfrutar sem estranhar. Naturalmente há coisas que não perdoam mas (infelizmente) é tudo uma questão de esticar o nosso limite.

Se entretanto a corda partir, chegaste a um limite que não consegues ultrapassar... e então é altura de voltar para casa.
A muita gente isso acontece logo ao primeiro impacto.

BTW estarei fora no resto do fim-de-semana.
Se tudo correr bem cá estarei na segunda-feira para contar novidades e com fotos (se possível).

abraços,

Sem comentários: