sábado, fevereiro 27, 2010

"ir para o céu"

Ontem o meu filho perguntou-me pelo avô Tomás e pela avó Maria.. (bisavós do Miguel) já não os via à muito tempo.. e se eles tinham ido para o céu.. não estaria altura de voltar?.. Durante a explicação fui "forçado" a usar a palavra morte.. não tenho bem a certeza se até ontem ele associava o "ir para o céu" com a "morte" .. e de certeza que não tinha nem sei em que medida ainda terá (mesmo depois da nossa conversa) noção do seu carácter definitivo.

Diz-me que gostava das bolachas que a avó tinha lá em casa quando lá iamos (eu também gostava.. disso e de muito mais).. e ao final do dia, já na cama, fomos ver umas fotografias dos avós..

Quanto a mim preocupa-me que ele entenda os factos da vida mas sem dar demasiada importância a tal.. ele terá muito tempo para explorar estes sentimentos.. aos 5 anos, não é claramente altura para isso.

.. entretanto hoje pergunta-me (com ar sério) se eu ainda vou demorar muito tempo a ir para o céu.. caraças.. ele estava preocupado.. e eu fiquei a perceber que.. ou a minha explicação do dia anterior foi clara e/ou ele realmente entendeu o que está em causa (é um rapazinho inteligente).

Hesitei.. sem saber muito bem como responder mas .. entretanto lá me decidi pela resposta mais simples e tentando afastar as preocupações que ele pudesse ter.. "Ainda não sou velhinho como os avós por isso ainda vou demorar muito tempo a ir para o céu, por isso não te preocupes".. Ele sorriu aliviado e eu engoli em seco.. esperando que tal seja verdade..

.. 5 minutos depois.. "Pai.. e eu.. ainda vou demorar muito a ir para o céu?" .. tremi, respirei fundo e tentei não me desmanchar à frente dele.. "sim Miguel... tu então ainda vais demorar muito.. tens muito para viver" (por mim.. vivias para sempre!)

2 comentários:

prla1983 disse...

:-)

A sensibilidade de um grande pai não tem preço. Sobretudo com um filhote assim.

Obrigado por partilhares este vosso momento.

P.

Manuel Cardoso disse...

Depois de ler o que li e tocou-me
fundo pela profundidade dessa pequena cabeça que nos deixa por vezes embaçado mas de quem tenho o gosto e orgulho de ser avô. fico muito contente e agradado por saber que ale tem um pai à altura de o ser. È por vezes dificil nessa qualidade encontrar as respostas corretas no momento, eu sei tambem já estive nessa situação fui e sou pai duas vezes, abraços.