quarta-feira, fevereiro 03, 2010

e ao 4º dia..

e ao 4º dia... o 2º aniversário. Uma boa média...

Por estas paragens todos são uma familia e só assim é que tudo isto faz sentido e é suportável. Isso é notório nestes dias.. em que um aniversário mobiliza amigos, colegas e (outros) conhecidos. E nessas alturas tudo pára.. e dá-se importância àquilo que realmente é importante e que une estas pessoas a 6000km de casa.. a amizade.

Sendo só a 4ª vez que cá estou (e por curtos períodos de tempo) é realmente "estranho" e muito pouco usual a forma como rapidamente me sinto à vontade e confortável no meio deste ambiente. Estranha-se.. depois entranha-se e todos sabem que só pode ser assim, caso contrário a curto prazo tudo isto se tornaria insustentável.

Não tenho duvidas que é esta amizade que faz com que, inclusivamente, a própria Universidade tenha tido a projecção que teve e esteja tão bem referenciada em Luanda. A amizade foi e tem sido factor fundamental no crescimento desta instituição.

Lá fora (da Univ) muita coisa é diferente.
Eu estou num "hotel de luxo" e basta sair à porta e dar a primeira curva para entender isso mesmo.

Cá dentro a amizade e a família são essenciais para ultrapassar as dificuldades constantes. Lá fora, num país em que tudo falta e a pobreza é regra as dificuldades são mais que as que possamos imaginar. E acredito que tudo acaba por ser ultrapassado graças à simplicidade e alegria com que os angolanos levam o dia a dia.

Diz-se que quem não tem nada, nada tem a temer. É assim que vivem os angolanos e será assim que eles vão conseguindo resistir às extremas agruras desta vida onde nada é certo.

É fácil estar cá umas semanas.. fazemos o trabalho a que nos comprometemos e tudo com a certeza que daqui a pouco estarei de volta a casa.. onde o planeamento ainda é possível.. onde se tem controlo (por mínimo que seja) do que nos rodeia, do nosso dia, da nossa vida.

Aqui.. tudo isso é.. nada. Os valores são outros. Para os angolanos a vida é o dia de hoje. Os objectivos (para quem os tem) mudam com a direcção do vento.. Tudo é incerto... e eles lá vão conseguindo sobreviver. É por isso, graças a esta resistência e persistência, que eu tenho a certeza de que a vida por estes lados só pode melhorar. Eles estão a fazer o melhor que conseguem. Com uma ajuda do exterior (e quero acreditar que é para isso que cá estamos) eles irão conseguir.

Sem comentários: